Trabalhe a partir de casa e tome conta dos seus filhos
Ter filhos é por si só um grande trabalho, mas a situação pode complicar-se ainda mais quando se tem que conciliar a vida familiar com a vida profissional. Por esse motivo muitos pais costumavam deixar o trabalho para poderem ficar em casa a tomar conta das crianças, pelo menos até elas serem adolescentes.
O problema é que nos dias de hoje, a forma como um casal vive é completamente diferente da forma como se vivia no século XX, onde o pai trabalha e a mãe fica em casa cuidando dos filhos para bem da educação e da segurança deles. As despesas pesam no orçamento familiar e cada vez menos os progenitores podem optar por serem pais a tempo inteiro. No entanto, a ideia de trabalhar por conta própria já é um conceito que se torna cada vez mais popular não só para aqueles que querem ganhar alguma independência financeira mas também para aqueles que procuram complementar o seu orçamento.
A boa notícia é que já existem vários trabalhos que podem ser realizados a partir do conforto da sua casa. Mas tenha cuidado apesar da oferta ser variada nem sempre é de confiança, o EPM vai ajudá-lo a descobrir que tipo de trabalhos podem ser realizados a partir de casa e que tragam bons rendimentos, podendo assim conciliar a sua lide familiar com a vida profissional.
Profissões que permitem trabalhar a partir de casa
1. Assistente Virtual
Você pode tornar-se assistente virtual de uma empresa ou então criar o seu próprio negócio de assistente virtual. Este cargo tem bastante flexibilidade de horário e é procurado por várias empresas de diversos sectores, podendo assim encontrar com mais facilidade uma área em que se enquadre.
2. Babysitting e creche
Você já tem experiência em cuidar dos seus filhos e que tal tomar partido desse facto e começar a tomar também conta dos filhos de outras pessoas. Esta é uma excelente oportunidade de trabalho para quem tem poucas qualificações e consequentemente menos oportunidades de trabalho no mercado. Você só irá precisar de um carro e de uma tonelada de paciência e de imaginação para as actividades com as crianças. A vantagem é que o seu filho vai poder interagir com outras pessoas.
3. Representante de Call Center
Ao contrário do que a maioria das pessoas nem todas as empresas de Call Center estão situadas em grandes edifícios cheios de escritórios. Muitas empresas de pequeno porte preferem contratar um representante para trabalhar a partir de casa, para assim reduzirem os custos empresariais.
4. Tradutor
Este cargo exige um excelente conhecimento e domínio de pelo menos duas línguas. É também importante que tenha bons contactos com empresas que precisem de serviços de tradução. Se for o seu caso não perca tempo hesitando e candidate-se.
5. Tutor
Se as suas capacidades de comunicação e de ensino são elevadas pode sempre optar pela profissão de tutor. Aqui o seu público alvo é de classe alta e as disciplinas que leccionará podem ir desde o português, o inglês, a matemática, pintura, música, entre outras, você pode até sugerir diferentes aulas.
6. Web Designer
Para esta área é necessário ter habilidades específicas, contudo não é necessário ter um diploma basta que seja criativo o suficiente. Esta profissão exige bons conhecimentos de informática e um computador à altura para poder navegar na Internet sem quaisquer problemas. A vantagem é que rende um dinheiro bem razoável.
Todas estas profissões são flexíveis em termos de horários, têm uma taxa de remuneração satisfatória e ainda permitem desenvolver as suas capacidades mesmo ficando em casa. Porém trabalhar em casa também exige um bom planeamento e organização da sua parte, caso contrário o trabalho não tem nem início nem fim e passa a misturar-se com a sua vida pessoal e familiar.