Viver noutro país: as 10 experiências-lições;
Viver noutro país acarreta imensas mudanças, mas uma coisa é certa: as lições aprendidas serão para toda a vida. Contudo, alguns de nós sentir-se-ão mais preparados e com maior vontade de partir, na eventualidade de ter de sair da terra-natal para começar um novo capítulo – tal como muitos portugueses têm feito ultimamente para terem uma oportunidade de emprego.
Há quem diga que quando nos deslocamos para outro país é porque estamos a fugir de algo ou a correr para algo. E, com certeza, muitos que estão a ler este texto, concordam com tal pensamento. E o que fica destas experiências? Quais os sentimentos que prevalecem? Quais as lições aprendidas?
Há coisas que só quem viajou e viveu a rotina de outro ou outros países sabe e sentiu. Aqui apontamos dez das mais importantes:
1. Liberdade. Uma nova sensação de liberdade. Liberdade para fazer e sair quando quiseres. A liberdade de viajar. A liberdade de fazer escolhas, sem uma “rede de segurança”. Liberdade de seres tu mesmo .
2. Ver de longe a vida na tua terra-natal passar. Aniversários vêm e vão. Casamentos. Mortes. A vida não pára, nem espera por ti.
3. Habilidades matemáticas fortalecidas por tentares sempre converter a moeda local para a do teu país. Sentes-te mais consciente do valor das coisas quando fazes este exercício matemático. Depressa farás as contas para te orientares.
4 . Comunicação. Teres que comunicar em qualquer língua, desde que seja a língua que se fala nesse país. Até ao dia em que ouves inesperadamente, alguém falar português na rua, ou café em que te encontras, e sentes-te, por momentos, “em casa”.
5. Histórias. As histórias que vais ter para contar para o resto da vida. Algumas são tão inacreditáveis que a maioria das pessoas vão pensar que estás a exagerar. Hospitais. Aeroportos. Dentistas. Saídas à noite. Tantos locais e tantas situações que tornaram-se em peripécias entusiasmantes.
6. Apercebes-te que os pequenos momentos e feriados, que pensavas não terem importância, são das coisas que te fazem ter mais saudades de casa.
7. Crescimento. Por mais que você odeies admitir, a cada movimento sentir-te-ás a crescer. E vais aprender a sobreviver.
8. Adrenalina. É o que se sente ao embarcar num avião e viajar para um lugar desconhecido. Sem um amigo sequer à espera. Sem saber o que te espera. Sem dominar o idioma. Isto sim é que é adrenalina verdadeira.
9. Paciência. Perceberes que ninguém te entende. Ninguém se importa. Encomendar comida, entrar num táxi e fazer todas as tarefas normais, todos os dias, com o bom uso da paciência. Nada é fácil. Uma tarefa que em casa farias em 10 minutos, num novo país precisarás de 60 minutos para completá-la. E com paciência, conseguirás aceitar isso .
10. Ter que dizer Olá, pela primeira vez, e ter que dizer Adeus, por uma última.