Erros a evitar no LinkedIn
O LinkedIn é a rede social mais usada a nível mundial, seja para procurar emprego, seja para encontrar profissionais de determinadas áreas ou empresas. Mas aquilo que cada vez mais especialistas perguntam é: sabemos utilizar corretamente esta ferramenta?
Foi a tentar responder a esta questão que Alexandra Gibson, especialista em social media, detectou que a maioria dos usuários comete erros frequentes na rede, sendo que, muitas vezes, não sabe utilizar a ferramenta da melhor forma. Por isso mesmo, e com a finalidade de acabar com estes deslizes ou, pelo menos, preveni-los, Alexandra Gibson fez uma listagem dos sete principais erros cometidos na utilização do LinkedIn.
1. Só usar quando precisa
São muitos os utilizadores do LinkedIn que só usam a rede social quando estão à procura de emprego. Esse é um dos principais erros apontados. As boas oportunidades laborais só vão aparecer se mantiver o perfil e as conexões atualizadas, já que o networking estará mais fortalecido.
2. Manter o perfil incompleto e desatualizado
Um perfil desatualizado ou sem informações importantes podem deixar a sua página sem os atrativos necessários para chamar a atenção de uma empresa. Perca algum tempo a atualizar a sua página, vai ser recompensado por isso. Não se esqueça de adicionar todas as empresas importantes em quem já trabalhou, bem como uma uma descrição detalhada das funções desempenhadas e dos resultados obtidos.
3. Não pertencer a nenhum grupo
Não cometa o erro de não pertencer a nenhum grupo no LinkedIn, já que são uma das melhores vias para conhecer outros perfis e propagar informações. Pode pertencer a qualquer grupo, seja o de ex-alunos de algum curso, de notícias, de empresas com quem já trabalhou e da atual, e até mesmo de emprego e oportunidades.
4. Não compartilhar nada na rede social
Compartilhe informações, seja de um blog ou de alguma realização pessoal. Muitos usuários têm acesso a esse conteúdo, o que o ajudará a traçar o seu perfil profissional, indo para além das informações básicas.
5. Não procurar novas conexões
Perca algum tempo a investir na sua rede de amigos e conhecidos no LinkedIn, nunca se sabe quando vai precisar deles.
6. Não utilizar a secção Respostas do LinkedIn
A secção Respostas é um lugar muito importante para demonstrar as suas aptidões e valorizar o seu perfil profissional. Se as pessoas fizerem perguntas e se você souber falar sobre o assunto, então responda.
7. Não ter conexões com a sua equipa de trabalho ou chefia
Uma vez que a rede social é voltada para a vertente profissional, deve manter as suas conexões ligadas a pessoas do seu quotidiano profissional. Procure enfatizar também as conexões com pessoas da área em que trabalha ou de empresas onde pretende trabalhar.