6 truques para ficar sempre bem nas fotos
É daquelas pessoas que olha para a câmara fotográfica e vê um bicho papão? Está sempre a negar fotografias, porque “aaahh!!… Fico sempre mal”? Siga as dicas da fotógrafa Jodee Ball e ultrapasse essa barreira.
Quem não quer aparecer bem na fotografia e fazer boa figura?
Foi este o mote para a fotógrafa norte-americana Jodee Ball elaborar seis truques essenciais para qualquer pessoa – principalmente aquela menos fotogénica – ficar bem perante a lente da câmara, na hora do flash.
Aplique estes princípios básicos e transforme aquele (já habitual) “ar de criminoso” em verdadeiras obras de arte, dignas de capa de revista! Surpreenda-se a si própria(o)!
Antes de mais… Relaxe!
Uma postura descontraída é meio caminho andado para o resultado pretendido. Como? Baixe os seus ombros e dobre subtilmente um dos joelhos, assumindo a postura de “S”.
O segredo por detrás do Esse – “S”
O nosso corpo é naturalmente assimétrico, portanto, esta solução do “S” combate aquela rigidez postural (normal quando está desconfortável), transformando-a numa pose muito mais elegante e relaxada.
Está a ver as representações dos antigos egípcios? Pois é, eles sabiam-na toda!!
A posição em 3/4 é o segredo para uma imagem mais graciosa. Evite, por isso, apresentar-se completamente de frente para a objectiva.
A importância da posição das mãos
Às vezes – perante o desconforto causado pela câmara – não sabemos o que fazer às mãos e, como tal, só nos apetece cortá-las, né? Pois… Um dos truques que Jodee sugere é colocá-las junto ao seu rosto de forma a delinear os seus contornos faciais e nunca com as palmas viradas para a câmara. Ah! E mãos nos bolsos… Nem pensar! Não há que as esconder. (No máximo, os polegares… para combater aquela postura tipo estátua).
Ombros elegantes e naturais
Outra recomendação da fotógrafa é inclinar ligeiramente os ombros e o pescoço. Esta opção vai tornar o pescoço mais alongado e estampar um ar descontraído e natural à sua pose.
O rosto e os seus ângulos
Mas alguém gosta das fotografias tipo passe? Não. (Okay, algumas pessoas até podem ficar bem, mas são poucas). Não há problema em olhar directamente para a máquina fotográfica, mas nunca completamente de frente. Incline elegantemente o rosto para baixo e procure o ângulo que mais a(o) favoreça.
Agora, é só pousar! Ready. Set. Go!!
… E, claro!… Não se esqueça de partilhar este artigo com aquele amigo menos fotogênico 😉