Networking – saiba como conhecer novas pessoas
Nos dias de hoje o networking é fundamental em vários aspectos da sua vida, principalmente na sua vida profissional, nomeadamente quando esta a procura de emprego. Ser susceptível a envolver-se com pessoas da sua área em eventos sociais, sejam em feiras de emprego, sejam em palestras, sejam em congressos ou até mesmo em situações esporádicas do dia-a-dia, pode se tornar vantajoso para aumentar a sua rede de contactos e assim aumentar as suas chances de conseguir um trabalho.
Muitas das vezes sentimos uma grande dificuldade para abordar uma pessoa desconhecida e guiar uma conversa agradável ao ponto de fazer uma boa impressão de si próprio a outra pessoa. Abaixo estão alguns tópicos para o ajudar nesse aspecto.
1- Dar o primeiro passo -muita das vezes este é o passo mais difícil, mas com um pouco de pratica ficará cada vez confortável e irá ocorrer-lhe espontaneamente. Com um sorriso na cara e um cumprimento cordial, criará partida uma energia positiva e coloca-o numa posição de confiança. Ao aperfeiçoar este primeiro contacto, será o ponto de partida para uma boa primeira impressão.
2- Encontrar um terreno comum rapidamente – O terreno comum é o ponto de intersecção da nossa vida com a vida da pessoa que acabamos de conhecer. Geografia, educação, hobbies, desporto, crianças, são geralmente os tópicos que abrem a maior parte das conversas informais. É desta forma que nos conectamos com as pessoas que não conhecemos. Se não encontrar nenhum ponto em comum, não se aflija. Mude de assunto graciosamente.
3- Deixe uma boa impressão mas não uma grande marca – Se deixar a pessoa falar 70% do tempo você será visto como uma pessoa com quem ‘e agradável conversar. O problema por vezes ‘e que as pessoas quando se encontram nervosas tendem a passar para o outro lado da percentagem. Se quiser deixar boa impressão fique pelo meio e divida a sua conversa entre questões e comentários.
4 – Tenha em mente 3 questões – Você provavelmente já sabe que as pessoas gostam de falar de si próprias. Então, ao invés de se preocupar com o que vai dizer aos outros sobre si mesmo, concentrar-se em descobrir sobre a outra pessoa ‘e uma boa estratégia. Aqui estão três perguntas que irão activar uma conversa:
- “O que você faz?” “Qual é a área em que trabalha?” ou “O que fez você decidir vir para este evento ou o que você achou da apresentação? “
- Pergunte a uma pessoa que mudanças tem visto em uma determinada área de negócios, desporto, filmes ou algum outro tópico sobre o ano passado. Isso faz com que a conversa continue a fluir.
- Pergunte a pessoa o que acredita que irá acontecer no próximo ano, em um determinado tópico. Desporto é geralmente tópico seguro e política geralmente é arriscado. Mas isso depende muito do evento e do grupo. O objectivo é criar um diálogo e relacionamento – não desacordo ou rancor.
5 – Planear um desfecho – Quando é evidente que os temas estão esgotados, esta na altura de decidir se você quer continuar o relacionamento. Se não, estenda a sua mão e diga: “Foi um prazer passar alguns momentos com você, espero vê-lo novamente em breve.” Feito isto deve seguir em frente na sala com outras pessoas. Ou, dito isso, concluir demonstrando a vontade de continuar a relação, como “Eu vou enviar-lhe o artigo sobre o assunto que estivemos a falar” ou “Vamos estabelecer um meio de contacto para que possamos nos reunir para conversar mais.”