Helder Gomes Barata – Espanha, Madrid
Aos 34 anos. Helder Gomes Barata já visitou cerca de 20 países e pode afirmar que tem o seu emprego de sonho. Actualmente a trabalhar em Madrid, e a viver aí muito perto, Alcalá de Henares, acredita que o futuro vai continuar a passar pela terra de nuestros hermanos, mas este é um Português pelo mundo que não esquece as suas raízes e sempre que pode, dá um saltinho ao Sabugal, a sua terra natal.
O Emprego pelo Mundo esteve à conversa com mais um português pelo mundo, desta vez em Espanha. Confira a história de Helder Gomes Barata, o Engenheiro Aeronáutico que queriam meter a trabalhar com barcos!
QUE TIPO DE TRABALHO TENS EM MADRID?
Neste momento sou funcionário publico em Espanha, mais especificamente no Ministério de Fomento, equivalente ao Ministério das Obras Publicas em Portugal, na Agencia Estatal de Seguridad Aérea, AESA (Agencia Estatal de Segurança Aérea). AESA é equivalente ao INAC Português. É uma agencia encargada de zelar pela segurança aérea, inspeciona companhias aéreas, aviões, aeroportos, etc. Tive que estudar muitas leis espanholas e passar muitos exames para conseguir o meu posto e é curioso que sei mais de leis espanholas que portuguesas.
Estudei Engenharia Aeronáutica e a minha função na AESA é realizar trabalho como engenheiro aeronáutico inspecionando tanto companhias espanholas como estrangeiras, e aviões também espanhóis como estrangeiros por toda a Espanha e um pouco por todo o mundo. É o trabalho que sempre quis fazer e que gosto de fazer, posso dizer que tenho bastante sorte em fazer o que gosto e para o qual estudei.
COMO SURGIU ESTA OPORTUNIDADE?
Inicialmente quando terminei o curso em Portugal não queria emigrar, mas por influencia de uma amiga concorri ao programa Contacto, no meu caso foi a edição 7, que creio que agora se chama Inovcontacto, organizado pelo ICEP, que consistia num estagio de 9 meses numa empresa no estrangeiro. E qual não foi a minha surpresa que fui selecionado, mas a maior surpresa foi o meu destino… Moçambique numa empresa de barcos…ups…alguém confundiu aeronáutica com náutica. Depois de esclarecer que Aeronáutica nada tem que ver com barcos finalmente o meu destino foi Espanha, mais especificamente Salamanca, numa empresa de Helicópteros. Viver em Salamanca foi uma experiência muito gratificante, é uma cidade fenomenal para viver e que me fez querer ficar por terras de nuestros Hermanos. Mas como surgiu esta oportunidade de ser funcionário publico e a sede está em Madrid, tive que deixar Salamanca.
VIVES AÍ DESDE…?
Parece mentira, mas vivo em Espanha desde o 1 de Abril de 2004, primeiro em Salamanca e desde finais de 2006 em Madrid. Decidi ficar pois após terminar o estagio de 9 meses na empresa em que estagiei fui convidado para ficar e onde me foi oferecido o posto de Responsável de Manutenção da empresa. Não foi preciso muito para decidir ficar.
LEMBRAS-TE DO MOMENTO DA DECISÃO DE PARTIR? O QUE FOI MAIS DIFÍCIL?
Lembro perfeitamente, não queria muito, pois tinha a minha vida toda organizada e deixar tudo para ir para outro lado e deixar o nosso querido Portugal, família, amigos, idioma…a verdade é que emigrar não estava nos meus planos, mas hoje pensando melhor e olhando para trás, foi o melhor que me podia acontecer.
E A PRIMEIRA SEMANA EM MADRID?
Já lá vão quase 10 anos mas lembro-me como se fosse hoje, o stress de encontrar casa, depois começar a falar um idioma que não dominava totalmente e ainda por cima numa casa com mexicanos, as pessoas achavam estranho como um português falava com palavras mexicanas. Caminhar por toda a cidade para conhecê-la e adivinhar todos os documentos que tinha que solicitar e a burocracia para os solicitar…inesquecível.
Madrid em 3 palavras?
PESSOAS ALEGRES, PAÍS DE CONVENCIDOS, VIDA AGITADA
CHOQUE CULTURAL, EXISTE?
O choque maior foi ir de tapas, comer de pé e deitar o lixo para o chão, ainda hoje me custa um pouco. Lembro-me de estar num bar e todos os meus amigos espanhóis insistirem em que o fizesse e eu resistir até a ultima para não o fazer, no final lá foi, mas não o faço.
ALGUMA PERIPÉCIA QUE QUEIRAS PARTILHAR CONNOSCO?
Votar é uma anedota. Chegar para votar e encontrar-me com uma mesa com dezenas de montezinhos de papeis para cada partido numa mesa na entrada e toda a gente a escolher o papel do partido em quem vai votar!!!! Onde está o voto secreto? não se preenche nenhuma cruz, só temos que inserir esse papel na urna. E depois estão as palavras em português que significam uma coisa totalmente diferente em espanhol e meter bem a pata.
O FUTURO PASSA POR ESPANHA?
Emprego que gosto, trabalho estável, casa em propriedade e…namorada espanhola…muito difícil que o meu futuro não passe por Espanha. Mas não deixo de parte voltar a emigrar se continuam os recortes de salários e que já vivi na pele por duas vezes.
UMA PALAVRA AOS PORTUGUESES…
O futuro depende deles e devemos lutar todos para melhorar o futuro, sem fé não há esperança. Pode parecer um futuro muito negro neste momento, mas como diz o proverbio despois da tempestade vem a bonança e sem perder essa fé decerto que surgirão oportunidades de triunfar na vida..perseverança!!! Não importa se em Portugal ou no mundo, o importante é ser feliz e lutar por um ideal e por um sonho. Atenção!!!! Viver no estrangeiro não é fácil e há que ter cuidado com muitos oportunistas que se aproveitam dos estrangeiros para pagarem menos. Estar longe da família e dos nossos costumes também não ajuda. Antes de emigrar é muito importante saber que situação se vai encontrar e o melhor é sempre recorrer a um amigo se for possível.
Mas o futuro dos jovens não passa só por emigrar, emigrar por emigrar não vale a pena. Vale é a pena lutar por aqui que queremos e se isso for em Portugal, força! Por muito que os digam para emigrar, quem deveria emigrar são essas pessoas. Vocês são o futuro e só espero que o de Portugal também!