A criatividade também compensa
A União Europeia vai reservar 170 milhões de euros para apoiar a criatividade europeia e o sector cultural, durante o ano de 2014. Este apoio financeiro insere-se no programa Europa Criativa e vem substituir os programas Media, Media Mundus e Cultura. Achas que és um jovem criativo? Então aproveita a oportunidade!
Durante os próximos sete anos, o programa Europa Criativa vai contar com um orçamento de 1,46 mil milhões de euros. O objectivo é apoiar projetos criativos e culturais.
Se estás interessado em participar, deves saber que as candidaturas devem ser feitas através de associações culturais, festivais, teatros e distribuidores cinematográficos, entre outras, ou seja, os particulares não podem concorrer directamente aos apoios.
Em comunicado enviado à imprensa, a Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, disse que “nos próximos sete anos, o programa Europa Criativa proporcionará financiamento para projetos transnacionais que permitirão que 250 mil artistas e profissionais da cultura atinjam novas audiências no estrangeiro”.
Paralelamente, espera-se que o programa faça um forte investimento na indústria europeia do cinema, prestando um grande e importante apoio “a 2 mil salas de cinema e a centenas de filmes”. De acordo com a Comissária, “os autores e editores beneficiarão de apoio à tradução”. Também as Capitais Europeias da Cultura e muitas outras iniciativas vão continuar a receber o apoio da instituição.
Estima-se que o programa Europa Criativa tenha, a partir do ano de 2016, um “novo mecanismo de garantia financeira, que permitirá às pequenas e médias empresas dos setores culturais e criativos acederem a empréstimos bancários até ao montante de 750 milhões de euros”, acrescenta.