Tripulante de Cabine: Escolha a melhor companhia aérea

Quer ser tripulante de cabine? Ou já trabalha e só quer obter mais informações porque está a ponderar mudar de companhia aérea e quer saber qual a mais vantajosa? O Emprego pelo Mundo reuniu todas as informações que precisa sobre o cargo de tripulante de cabine em diferentes companhias aéreas, como os requisitos, os salários, as perspetivas de carreira e os horários.

Ser tripulante de cabine é considerada uma profissão de sonho e invejável, devido às oportunidades de viajar, conhecer pessoas e culturas novas, aprender novas línguas e trabalhar em horários flexíveis. Não é, no entanto, um trabalho para todos, uma vez que também tem os seus fatores menos positivos que passam, nomeadamente pela fadiga e afastamento do contexto social. Claro que estes dependem da companhia aérea onde decidir trabalhar.

Requisitos gerais do Candidato

Existem alguns requisitos rigorosos e comuns a todas as companhias aéreas que os candidatos devem satisfazer, são eles:

  • Não ser muito jovem (entre 18 e 21 anos de idade);
  • Ter pelo menos completado o ensino secundário;
  • Ser amigável e estar bem preparado;
  • Não ter tatuagens visíveis ou piercings;
  • Falar fluentemente Inglês (de preferência capaz de falar outras línguas);
  • Falar a língua do país da sua base (para a maioria das companhias aéreas);
  • Ter entre 158 e 190 centímetros de altura;
  • Altura e peso proporcional;
  • Ser capaz de nadar bem;
  • Ter direito de viver e trabalhar no país da base;
  • Ser capaz de chegar à base num prazo de 60 a 90 minutos.

Veja em baixo, toda a informação e oportunidades sobre as companhias aéreas:

Emirates Airlines

A Emirates Airlines é a maior transportadora aérea dos Emirados Árabes Unidos, voando para 77 países. A sede da empresa é no Dubai e a linguagem corporativa é o Inglês e. Até ao ano de 2020, a companhia prevê continuar em processo de expansão, sendo que estima transportar cerca de 70 milhões de passageiros, em mais de 250 aviões.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato a termo certo por três anos, com um período de estágio de seis meses. Após estes três anos, o seu contrato pode ser prolongado.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante de Grau 2 (GR) (Classe Económica); Após um período mínimo de 1-3 anos: Tripulante de Grau 1 (GR1) (Classe Executiva); Tripulante FG1 (Primeira Classe); Supervisor de voo superior (SFS); Comissário de voo (Purser).

Salário: O salário nos Emirados Árabes Unidos é livre de impostos. Em baixo é apresentado uma lista dos salários consoante a promoção, bem como um exemplo de 80 horas de voo. O horário normal de voo fica entre as 70 a 100 horas.

O salário inclui ainda: alojamento partilhado, excluindo os comissários de bordo com direito ao seu próprio apartamento; gás, eletricidade e água; transporte para o aeroporto; os subsídios de alimentação variam, dependendo da quantidade de horas e do tipo de avião de voo (roda os 300-400 euros). Exclui o seguro de saúde (30 euros por mês) e o funcionário deve deduzir 69 euros por mês durante o seu primeiro ano de contrato, recebendo-o de volta no final.

Depois do dia de trabalho: No início, normalmente, regressa sempre ao Dubai. Posteriormente, tanto pode regressar como pode ficar hospedado num hotel noutro país.

Horário: Flexível, com 8 folgas por mês, não sendo em dias seguidos.

Férias: 30 dias de férias; Um bilhete de avião por ano para o seu país de origem.

Treino Inicial: 5 semanas e recebe o salário básico de 812 euros.

Candidate-se às Vagas!

Etihad Airlines

A Etihad Airlines é uma companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. Ao contrário da Emirates, a companhia não é tão grande e só existe desde 2003. Atualmente, realiza mais de mil voos por semana, sendo que os principais destinos são: Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas. A Etihad Airways é a quarta maior companhia aérea do Médio Oriente e a segunda maior dos Emirados Árabes Unidos. A sede da empresa é em Abu Dhabi e a linguagem corporativa é o Inglês.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato a termo certo por três anos, com um período de estágio de seis meses. Após estes três anos, o seu contrato pode ser prolongado.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante FA (Classe Económica); Após um período mínimo de 1-3 anos: Tripulante FJ (Primeira Classe) ou F&B (gerente/chefe de bordo); Tripulante Sénior (encarregado da Classe Económica); Gerente de voo. Além da carreira de Tripulante de Cabine, pode também trabalhar a bordo como Chefe ou Gerente da Restauração. Estas duas posições destinam-se aos voos de Primeira Classe e Classe executiva.

Salário: O salário nos Emirados Árabes Unidos é livre de impostos. O salário é baseado num salário base e por horas de voo. O horário normal de voo fica entre as 70 a 100 horas. Durante o período de estágio (6 meses), o seu salário será de 505 euros, aumentando depois para 735 euros, e a remuneração por hora de voo é de 9 euros.
Assim, depois do estágio, com 80 horas de voo por mês irá receber 1445 euros. Em relação ao cargo FJ e F&B ganham um salário base de 957 euros, além do pagamento por hora. O salário inclui ainda: alojamento partilhado; transporte para o aeroporto; e um subsídio de alojamento no estrangeiro (2 a 3 euros por hora), pago com o seu salário, com um atraso de um mês.

Depois do dia de trabalho: No primeiro mês, normalmente, regressa sempre a Abu Dhabi. Posteriormente, tanto pode regressar como pode ficar hospedado num hotel noutro país.

Horário: Flexível, com 8 folgas por mês, não sendo em dias seguidos.

Férias: 30 dias de férias; Um bilhete de avião por ano para o seu país de origem.

Treino Inicial: 6 a 7 semanas e recebe o salário básico de 505 euros.

Candidate-se às Vagas!

Qatar Airways

A Qatar Airways, uma companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, está sediada no aeroporto de Doha. Voando para mais de 80 países, foi eleita, em 2006, como a detentora da melhor tripulação do Médio Oriente e, um ano depois, a Primeira Classe foi classificada como a melhor do mundo. Em 2012, foi eleita, pela segunda vez consecutiva, como a melhor companhia aérea mundial.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato a termo certo por três anos, com um período de estágio de seis meses. Após estes três anos, o seu contrato pode ser prolongado.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante F2 (Classe Económica); Após um período mínimo de 2 anos: Tripulante F1 (Classe Executiva ou Primeira Classe); Após um período mínimo de 2 a 3 anos: Tripulante Sénior (CS) (encarregado da Classe Económica); Diretor de Tripulante Sénior.

Salário: O salário nos Emirados Árabes Unidos é livre de impostos. O horário normal de voo fica entre as 80 a 100 horas por mês. O salário é baseado no salário base e no pagamento por horas de voo. Nos primeiros 6 meses de estágio, o salário base é de 733 euros. Depois de o completar passa para o cargo de F2, recebendo um salário base de 811 euros. A companhia paga 9 euros por hora de voo a partir da posição F2.
Salário por posto de trabalho: F2 recebe aproximadamente 1500 euros; F1 recebe aproximadamente 2000 euros; CS recebe aproximadamente 2200 euros; e CSD recebe aproximadamente 2700 euros.

Depois do dia de trabalho: No início, normalmente, regressa sempre a Doha. Posteriormente, tanto pode regressar como pode ficar hospedado num hotel noutro país.

Horário: Flexível, com 8 folgas por mês, não sendo em dias seguidos.

Férias: 30 dias de férias; Um bilhete de avião por ano para o seu país de origem.

Treino Inicial: 7 semanas e recebe o salário básico que varia entre os 600 e 700 euros.

Candidate-se às Vagas!

EasyJet

A EasyJet é uma companhia aérea low cost e opera na Europa. A parte mais emocionante de trabalhar para a EasyJet é que pode instalar-se numa das cidades europeias, podendo, desta forma, aprender novas línguas e explorar novas culturas. Caso se candidate para uma base fora do Reino Unido, tem de ser capaz de falar fluentemente essa língua mais Inglês. Isto é possível porque a EasyJet tem um grande número de bases.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato a termo certo.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante; Após o mínimo de um ano: Tripulante Gerente.

Salário: O salário inicial ronda os 10,000 £ de salário base e 60 £ por dia a remuneração do setor (tudo antes de impostos). Além disso, receberá uma comissão de 2,5% (10% para toda a equipe, principalmente dividido por 4) do que for vendido a bordo dos seus voos. No total, nos meses de inverno poderá ganhar entre 1100 a 1200 £ e no verão entre 1400 a 1600£ (já com os impostos).

Depois do dia de trabalho: Como só opera na Europa, poderá, normalmente, dormir sempre na sua própria cama.

Horário: bastante flexível, fazendo por dia 2 a 4 voos, com 3 folgas por semana.

Treino Inicial: 3 semanas (mais uma em que deve estudar em casa) em Luton, providenciando-lhe alojamento. Se não ficar pelo menos 6 meses na EasyJet depois de completar o seu treino terá de o pagar.

Candidate-se às Vagas!

Ryanair

A Ryanair é, tal como a EasyJet, uma companhia low cost. No entanto, ainda existem grandes diferenças entre ambas as empresas. Na Ryanair, por exemplo tem de pagar a sua formação e não é fornecida comida nem bebidas durante os voos. As condições de trabalho na Ryanair não são as melhores do mercado, pode ser apenas um começo certo para uma carreira de tripulante de Cabine.

Tal como na EasyJet, a Ryanair tem um grande número de bases na Europa. Contudo, não pode escolher a sua base, mas pelo contrário só tem de saber falar fluentemente Inglês e não a língua de origem do país onde ficar.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, receberá um contrato a termo certo de um máximo de três anos com uma empresa externa. Depois de um período mínimo de um ano, poderá ser capaz de assinar um contrato com a própria Ryanair. Isto acontece muitas vezes ao mesmo tempo da sua promoção como Tripulante Supervisor (CCS).

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante; Após o mínimo de um ano: Tripulante Superior (No1).

Salário: Ao começar como Tripulante de Cabine, já com o desconto dos impostos, recebe cerca de 1200 a 1500 euros. Este salário depende do seu número de horas de voo. Já o Tripulante Supervisor, já com o desconto de impostos, é de 1500 a 2000 euros. Quando trabalho sob um contrato da Ryanair, o seu salário base será maior, pelo que se ficar doente não vai afetar muito no seu salário final.

Depois do dia de trabalho: Volta sempre para casa depois de um dia de trabalho.

Horário: mais estável do que na EasyJet. Trabalha 5 dias e descansa 2, na outra semana trabalha 5 e descansa 3 e assim sucessivamente.

Treino Inicial: 6 semanas e terá de pagar o seu treino. Depende, contudo, da empresa que oferece o seu treino, mas irá rondar os 2000 euros. Este valor não tem de ser pago imediatamente, mas será descontado no seu salário desde o primeiro mês.

Candidate-se às Vagas!

TUI Airways

A TUI Airways é a maior companhia charter inglesa do mundo e está sediada em diferentes cidades do Reino Unido e Irlanda, como Belfast, Birmingham, Bournemouth, Bristol, Cardiff, Doncaster, Dublin, Gatwick, Luton e Stansted.

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato por 6 meses.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante; Após o mínimo de um ano: Tripulante Gerente.

Salário: O salário base fica à volta de 1300 euros, já com o desconto dos impostos. O salário depende da quantidade de voos e da quantidade de voos intercontinentais, que são melhor pagos.

Horário: flexível.

Depois do dia de trabalho: Se fizer voos intercontinentais terá de ficar hospedado num hotel. No entanto, vai fazer principalmente voos europeus onde poderá voltar para casa após um dia de trabalho.

Treino Inicial: 6 semanas e recebe o salário básico que é inferior a 1000 euros.

Candidate-se às Vagas!

British Airways

Uma das companhias aéreas mais importantes do mundo e a maior operadora internacional no Reino Unido, a British Airways voa para mais de 170 destinos, em 70 países. Possui uma frota de mais de 280 aeronaves, incluindo o A380 e 787, e a sua base encontra-se no aeroporto internacional mais movimentado do mundo, Londres Heathrow.

Atualmente, é composta por quatro frotas de cabine diferentes. Estas são autónomas e trabalham em diferentes contratos. Três destas frotas estão sediadas em Londres-Heathrow: Worldwide (voo de longa distância), Euro-Fleet (voo de curta distância) e Mixed-Fleet (voando tanto a curto e longo prazo). O quarto é baseada em Londres-Gatwick (voando tanto a curto e longo prazo).

Contrato: Depois de concluir o seu curso de formação inicial, irá receber um contrato permanente.

Promoção/perspetivas de carreira: Tripulante de Cabine; Tripulante de Cabine Sénior.

Salário: O salário base é de 12 000 £, chegando a 12 250 £ depois dos primeiros seis meses e 13 000 £ depois de mais um ano, proporcionando-lhe alcançar os padrões mundiais de serviços de classe. Recebe ainda 2,80 £ por hora de voo. Recebe ainda um bónus de 150 £ por mês se for pontual e não ficar doente. Mesmo que fique doente não perde o bónus todo, apenas uma parte. Este é pago a cada três meses.

Depois do dia de trabalho: No início, normalmente, regressa sempre a casa. Posteriormente, tanto pode regressar como pode ficar hospedado num hotel noutro país.

Horário: flexível, tendo a oportunidade de escolher os seus dias de folga.

Férias: 28 dias de férias e estacionamento gratuito no aeroporto Heathrow durante as férias; Concessões de viagens por toda a extensa rede e outras companhias aéreas.

Treino Inicial: Durante o treino recebe o salário base sem a remuneração das horas de voo.

Candidate-se às Vagas!