Os benefícios de um banho frio VS um banho quente
Os benefícios de um banho frio VS um banho quente
Embora existam muitos benefícios num banho de água quente e fria, decidir qual é o melhor depende do seu tipo de corpo. De acordo com o estudo, a água quente deve ser usada para a limpeza do corpo e a água fria para a cabeça pois o estudo afirma que a água quente é prejudicial para os olhos e cabelo.
Aqui estão os benefícios de ambos os banhos de água quente e fria para que você possa decidir melhor:
Um duche de água fria dá-lhe um empurrão inicial de manhã pois tende a estimular as terminações nervosas e ajuda a livrar-se da preguiça e sonolência. Este estudo aponta também que a água fria pode ajudá-lo a tratar a depressão, já que apresenta uma boa aptidão para aumentar a libertação de substâncias químicas do efeito da depressão como a nor-adrenalina e beta-endorfinas, que o fazem sentir mais fresco.
Em relação ao banho quente, é conhecido por aliviar o stress e a fadiga e ajudam a relaxar os músculos doridos. São igualmente úteis na melhoria da flexibilidade dos músculos, dando-lhe um corpo flexível. O estudo acaba finalizando que os chuveiros de água quente podem reduzir os níveis de açúcar no organismo tornando-os ideais para diabéticos.
Como tomar um banho saudável?
O estudo diz que um banho apressado é como uma alimentação apressada, o corpo não colhe todos os benefícios de uma boa limpeza se tomar um banho demasiado rápido. Uma boa experiência de banho ajuda-o a ganhar frescura e melhora a sua condição. Para experimentar um banho completo deve levar o processo lentamente, expondo cada parte do corpo ao jacto de água progressivamente (sempre com atenção às normas de poupança de água nos banhos).
As mãos e os pés devem ser lavados em primeiro lugar e se o banho é de água fria, a abordagem deve ser a partir da cabeça aos pés. Se for um banho de água quente, deve começar por lavar os dedos dos pés em primeiro lugar e em seguida avançar para a cabeça.
Tem algo a acrescentar a este artigo ? Faça-o nos comentários.