Austrália: Mais de 200 oportunidades de emprego
A Austrália tem mais de 200 oportunidades de trabalho para várias áreas espalhadas pelo país. As oportunidades abrangem diversos sectores, como engenharia, telecomunicações e vendas.
Devido à dimensão que teve a emigração portuguesa, calcula-se ser bastante vasta a nossa Comunidade, principalmente se nela integrarmos os luso-descendentes. Aconselha-se todos os portugueses que pretendam emigrar para a Austrália a informarem-se o melhor possível, antes de partirem, sobre o processo de obtenção de visto ou estatuto de residência permanente.
É expressamente proibido trabalhar com visto de turista. A entrada na Austrália com estatuto de residente permanente não garante um emprego. Independentemente do motivo de permanência na Austrália (trabalho, estudo, acompanhamento de um familiar ou outro), aconselha-se todos os portugueses a realizarem a inscrição consular, no posto da sua área de residência.
Regime de entrada e estadia/vistos
Os vistos são exigidos para todas as deslocações à Austrália. Para deslocações inferiores a 90 dias, em turismo, os portugueses devem ter um passaporte válido e obter eletronicamente um ETA (Electronic Travel Authorization), o qual substitui um visto e permite uma estada até 90 dias.
Os portugueses que pretendam emigrar para a Austrália necessitam de obter um visto antes de embarcar. Para tal, recomenda-se a consulta do site do Departamento de Imigração da Austrália, onde poderá obter as informações necessárias na opção “Visas, Immigration and Refugees”.
Chama-se a atenção para a seguinte informação, constante do site da Embaixada da Austrália em Lisboa.
«A Embaixada da Austrália tem recebido muitos pedidos de informação relativos a empresas privadas que dão assistência no processamento de vistos para a Austrália. A única entidade que pode emitir vistos para a Austrália é o Governo australiano. A Embaixada da Austrália em Lisboa não emite vistos para a Austrália. Todas as questões referentes a pedidos de visto para a Austrália devem ser dirigidas ao Serviço de Informações Europeu em Londres, que presta informações telefónicas em inglês, croata, francês, alemão, italiano, polaco e espanhol. Também pode enviar um e-mail ao Centro Europeu de Serviços com a sua questão». Por favor consulte a informação completa AQUI.
Custo de vida
O custo de vida na Austrália, apesar de variar de Estado para Estado, é, genericamente, muito mais elevado do que em Portugal, e a Austrália é, atualmente, considerada um dos países mais caros do mundo. Sidney e Melbourne são hoje, respetivamente, a terceira e quarta cidades mais caras a nível global. Porém, o rendimento per capita é também elevado, pelo que o nível de vida no país é considerado muito satisfatório.
A título meramente indicativo informa-se o preço médio de:
- Uma refeição simples 45 AUD
- Um bilhete de metro/autocarro 5,20 AUD
- Arrendamento mensal de um apartamento de dois quartos 3.000 AUD
- Infantário/creche por dia 150 AUD
- Consulta médica 150 AUD
- Diária num hotel de 3 estrelas 200 AUD
Oportunidades de emprego na Austrália
De momento, o país tem perto de 200 oportunidades de trabalho para várias áreas e localidades. Consulte AQUI todas as oportunidades e candidate-se a um lugar.