As empresas mais procuradas para trabalhar

Se pudesse escolher o seu empregador qual é que seria? O LinkedIn revelou as 100 empresas mais procuradas pelos seus usuários em 2019. Para elaborar o ranking o sítio teve em consideração 25 biliões de interacções feitas por 238 milhões de usuários. No topo da lista estão a Google e a Apple seguidas pela Unilever.

“Os talentos de uma companhia são a sua maior força, mas contratar os (profissionais) mais talentosos não é fácil”, diz Dan Shapero, vice-presidente de Soluções e Insights de Talentos do LinkedIn. Refere ainda que é por isso que “uma marca pró-talentos é importante – quanto mais forte for o atractivo para talentos, mais fácil é de contratar e manter os melhores e mais brilhantes (funcionários)”. Por esse motivo as grandes empresas têm apostado em tornar o espaço de trabalho cada vez mais agradável para os seus colaboradores criando áreas de lazer dentro do escritório, férias mais de uma vez por ano e facilidades como lavandaria e ginásio no local de trabalho.

A lista das empresas mais procuradas elaborada pela rede social inclui não só o sector tecnológico mas também as indústrias petrolíferas e de vendas. O Emprego Pelo Mundo dá-lhe a conhecer as 10 empresas onde as pessoas mais querem trabalhar.

As 10 mais procuradas

1.º Google

O gigante motor de buscas da internet completou no passado mês de Setembro o seu 15.º ano de actividade e figura no topo da lista das empresas mais procuradas no LinkedIn. As enumeras facilidades e condições que proporciona aos seus 71 mil colaboradores, bem como o seu sucesso estarão na base desta elevada procura.

2.º Apple

A multinacional norte-americana de produtos electrónicos de consumo, software de computador e computadores pessoais, estabeleceu uma reputação única no mundo tecnológico. Em 2008 e nos dois anos seguintes foi considerada pela revista Fortune a empresa mais admirada nos Estados Unidos.

3.º A Unilever

É uma multinacional anglo-holandesa líder em vendas de bens de consumo em vários países do mundo (produtos alimentícios, de higiene e de limpeza). Em Portugal empresa detém uma parceria com a Jerónimo Martins Lda. que actualmente tem 4 unidades produtivas localizadas em Sacavém e Santa Iria da Azóia.

4.º A Procter & Gamble

É um empresa que reúne um enorme conglomerado de sub-empresas, produzindo alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros produtos. Actualmente detém mais de 300 marcas, algumas comercializadas em determinados países, outras em todo o mundo. Entre as principais estão Evax; Head & Shoulders; Pantene; Braun; Duracell.

5.º Microsoft

Multinacional de tecnologia e informática que produz uma grande diversidade de programas de computador, como sistemas operacionais (Windows) e programas de escritório (Word; Office; Excel; Power Point, entre outros).

6.º Facebook

Com apenas nove anos de existência, é já umas das empresas mais desejadas para futuro empregador. A rede social foi classificada em 2009 como a mais utilizada em todo o mundo.

7.º Amazon

Empresa multinacional de comércio electrónico dos Estados Unidos. A inovação tecnológica impulsiona o crescimento da Amazon.com para oferecer aos clientes mais tipos de produtos, de forma mais conveniente e a preços mais baixos.

8.º Pepsico

Está ainda entre as 50 maiores empresas do mundo. Opera em Portugal e Espanha, gerando e comercializando uma vasta gama de produtos alimentares e bebidas sob marcas como Lay’s, Matutano, Cheetos, Ruffles, Doritos, Chipicao, Sunbites; Gatorade, Lipton Ice Tea; 7Up, entre outras.

9.º Shell

É uma multinacional petrolífera Anglo-Holandesa, que tem como principais actividades a refinação de petróleo e a extracção de gás natural.

10.º McKinsey & Company

É uma empresa de consultoria empresarial americana. É reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial