Ir para o estrangeiro? Mudar de carreira? A vida é feita de escolhas!

A vida é feita de escolhas.

Algumas delas fazemos quase inconscientemente, outras exigem uma reflexão e deliberação mais profunda. No que toca a sua carreira profissional, por certo já teve que fazer algumas escolhas no passado e certamente ira ter que fazer muitas outras.

Há um processo de ganho e perda inerente a cada escolha que faz. Para que evite ao máximo as más decisões é fundamental avaliar muito bem os potenciais proveitos em detrimento dos potenciais riscos. As escolhas raramente são claramente preto no branco, boas ou más, correctas ou erradas. Cada decisão nunca é vista por duas pessoas pelo mesmo prisma. Cabe a si decidir, consoante a sua visão do que será bom para si, tendo em conta o que essa decisão possa acarretar.

Como em quase tudo na vida as decisões mais ponderadas a partida reduzem a possibilidade de decepção no final. Contudo não há nenhuma garantia. Uma decisão pretende-se ser o melhor dos palpites. Pretende-se que seja um bom passo na correcta direcção.
Nas decisões que tem que tomar face a escolha de uma carreira, face a questão de ir trabalhar para o estrangeiro ou não, gera-se um grande numero de interrogações que com alguma ponderação podem ser ultrapassadas.

Abaixo estão alguns pontos a lembrar no processo de decisão:

Escolhas reflectem valores:

A sua vida inevitavelmente é o resultado das suas decisões passadas e será o resultado das suas decisões presentes. Todas as suas decisões moldam a sua realidade e são o reflexo de que você é, dos seus valores e do que você quer. Fazer escolhas que entrem em conflito com os seus valores provavelmente vão levar desapontamento. Procure avaliar quais as decisões que fez no passado, avalie os seus valores e faca com que essa avaliação motive as suas escolhas.

Emoções influenciam escolhas:

Tenha a noção que as emoções vão ter um papel importante no processo de decisão. Contudo é irrealista querer suprimir todas as suas emoções. Procure encontrar o equilíbrio entre a sua cabeça e o seu coração para encontrar a melhor solução.

Não apresse a sua decisão.

É normal que com a situação económica actual e com todas as dificuldades por as quais estamos a passar por vezes entremos num estado de desespero e de urgência. Tente fazer um esforço para não deixar que essa pressão seja demasiada e leve-o a tomar uma decisão que não foi devidamente avaliada. Com certeza quando esta a procura de trabalho não tem todo o tempo do mundo mas tente não incutir prazos irrealistas em si próprio que o façam tomar decisões erradas.

Recuse que a sua mente seja invadida por pensamentos “e se?”.

Por pouco que pareça, há sempre mais do que uma opção. Quando se encontra encurralado num pensamento limitado não consegue ver as verdadeiras oportunidades. Veja cada situação como uma oportunidade para mudar a sua vida e possivelmente ser feliz numa diferente realidade. Um dos seus maiores inimigos para que não tome determinada escolha é cair no pensamento negativo e encher-se cheio de dúvidas e medos a quando de uma decisão mais radical na sua vida. Lembre-se que as suas escolhas têm consequências na sua realidade, e que haverá por certo oportunidades para fazer novas escolhas no futuro de forma a criar uma nova realidade para si na sua vida. Não fique parado com medo do que possa correr mal.

Confie em si próprio!

Construa um sentimento de confiança em si próprio, nos outros, nas oportunidades a sua volta. Tenha fé que tudo vai correr pelo melhor mesmo que o futuro não lhe pareça igual ao que tinha imaginado para si. Lembre-se que a vida é feita de mudanças e tenha confiança em si próprio para enfrentar essas mudanças e fazer as escolhas acertadas para moldar a sua realidade no futuro.
Lembre-se que qualquer decisão que tomar, se for bem ponderada, mesmo que não tenha o desfecho que a partida delineou, não é uma má decisão. Retenha todas as lições e confie em si próprio para continuar em frente pois aquilo que aprendeu será o que lhe vai ajudar a enfrentar os novos desafios na sua carreira assim como na sua vida.

Pensamento positivo acima de tudo e caminhemos todos na direcção correcta!