O que deve fazer quando está desempregado

Encarar um novo desafio é sempre um momento difícil, esteja desempregado ou não, mas quando se está nessa situação, a pessoa passa por uma revisão dos seus paradigmas pessoais e profissionais: onde estou, o que sou, onde quero chegar e o que quero? As respostas a estas perguntas não são fáceis de encontrar.

Quando se está desempregado, o desafio deve ser encarado como um momento em que grandes oportunidades podem surgir, sendo, por isso, o momento de avaliar a sua performance nos últimos anos, identificar os seus pontos fortes e melhorar as suas fraquezas, redesenhar a sua carreira com um enfoque mais alinhado e de acordo com a realidade do mercado de trabalho e até mesmo procurar u desenvolver uma nova carreira num área diferente da sua. Sair da zona de conforto pode ajuda-lo a superar melhor o desafio e encarar isso como uma nova aventura.

Algumas dicas que o podem ajudar

  • Motivação pessoal. Pense que não está desempregado, mas sim que está a procurar novas oportunidades. Uma vez que o processo de encontrar um novo emprego é moroso, tente sempre ocupar o seu tempo de forma a contribuir para o seu futuro. Em média, as pessoas demoram oito meses a arranjar emprego;
  • Use o tempo que tem para exercitar o corpo de forma a diminuir o stress e não ficar em casa. E já que tem mais tempo para a vida social, tente aproveitar para estar com a família e amigos;
  • Veja todos os dias as vagas e oportunidades disponíveis na Internet ou em jornais. Mantenha-se também informado sobre a atualidade e outros assuntos que podem ser abordados numa entrevista.

Elementos chave para se manter sempre ativo

Trainees e cursos

Procure na internet alguns trainees e cursos de e-learning gratuitos. Veja quais as competências que não tem e que são necessárias na sua área e procure desenvolvê-las. Tente estar sempre atualizado e aumentar as suas condições de empregabilidade. Ao ler as descrições das ofertas de emprego, procure identificar padrões e tendências de requisitos pedidos pelos recrutadores na sua área.

Mantenha-se atualizado ou aprenda novas competências que estejam com maior nível de empregabilidade. Além do valor acrescentado que o conhecimento adquirido pode trazer a futuros empregadores, é também uma boa oportunidade para fazer networking e criar relações. Existem também atualmente vários portais de ensino online com cursos cada vez mais reconhecidos e valorizados.

Voluntariado

Procure fazer trabalho voluntário que esteja relacionado com a sua área de atividade. Ao ajudar causas em que acredita, mantém-se ativo, pode conhecer novas pessoas e sinaliza que prefere estar ocupado e a desenvolver-se do que estar parado, apesar de não receber.

Trabalho temporário

Aceite um trabalho em part-time ou projetos temporários. Alguns desempregados evitam este tipo de colaborações porque idealizam uma situação com maior estabilidade. A verdade é que ao estar a trabalhar mostra que está ativo e, ao mesmo tempo, podem abrir-se portas e contactos. Além disso, não terá de justificar aquele período sem atividade no seu CV

Abra o seu próprio negócio

Quando está desempregado tem tempo para desenvolver as suas ideias e pode dedicar-se a tentar dar-lhes vida. Há negócios que não precisam de investimento inicial e que podem começar apenas com muito trabalho e dedicação.

Mantenha-se atualizado

Mantenha-se informado sobre o que se passa na sua área profissional. Ao manter-se atualizado, estará mais preparado para futuras entrevistas e para ter conversas pertinentes com os seus pares.

Optimize o seu CV

Hoje em dia muitas vezes o seu CV é pesquisado, analisado ou filtrado por sistemas informáticos. Ao usar as palavras-chave da sua área, estará a corresponder melhor ao que os recrutadores procuram. Não se esqueça de manter o seu CV sempre atualizado.