O que nos motiva no trabalho? Muito mais do que a remuneração.
“A única maneira de fazer um trabalho extraordinário é de amares aquilo que fazes. Se ainda não o encontraste, continua a procurar. Não te acomodes. Tal como com os assuntos do coração, tu saberás quando é que o encontraste”. Quem o disse foi Steve Jobs. Talvez um dos maiores dilemas dos nossos tempos seja esse mesmo: conseguir um trabalho que amemos, ou então, ganhar gosto pelo que fazemos todos os dias. É fundamental, para acordarmos todos os dias com vontade de trabalhar, para ter entusiasmo e dar o nosso melhor nas nossas funções. Portanto, vai além do dinheiro. E então coloca-se a questão – o que nos motiva no trabalho? O que faz com que gostemos daquilo que fazemos?
Dan Ariely, economista comportamental, no âmbito do TEDxRiodelaPlata, abordou este tema – o que nos faz sentir bem no nosso trabalho. O economista comprovou que somos impulsionados pelo significado do trabalho, pelo reconhecimento dos outros e, quanto mais dura for a tarefa, mais orgulhosos nos sentimos de nós próprios, quando a realizamos.
“Quando pensamos sobre o trabalho, geralmente apenas falámos de motivação e pagamento, colocando-os em patamares muito próximos, contudo, na realidade, muitas outras coisas estão em jogo, como o significado, a criação, os desafios, a identidade, o orgulho, etc., “, diz Ariely. Já pensaste sobre isto? Concordas?
Fica então com 7 conclusões de Ariely, bem como de outros investigadores, que expõem o que nos motiva no nosso trabalho: