Uma população sem medos e com uma ambição de fazer a diferença no mundo
Apesar de o empreendedorismo estar em crescimento em Portugal, nem todas as empresas tem o sucesso com destino, e muitas vezes tem a ver com o facto de as pessoas não possuírem características empreendedoras, dedicando-se apenas a conhecer superficialmente o produto ou serviço que querem oferecer. Mesmo nestes casos, é possível procurar a perfeição rumo, as startups de sucesso.
O Emprego pelo Mundo vai ensinar-lhe algumas praticas que pode e deve aplicar a si e a sua empresa, para você ser a mudança que deseja ver no mundo.
Pró-activo – Qualquer empresário, na sua ou em outra empresa, deve ter iniciativa e ser pró-ativo, além de obter destaque de entre os outros empregas, mostra que é energético e quer crescer.
“Agir é imprescindível para os resultados aparecerem!”
Auto-confiança – O empreendedor que procura o sucesso pessoal ou noutra empresa tem de acreditar em si, confiar em si de tal maneira que se existir um problema, será ele o “problemSolver“, será ele a procurar uma solução, a arriscar , tomar uma decisão e aplica-la.
Perspecção – É muito importante fazer uma perspecção de mercado, analisar os concorrentes para conhecer os riscos e as estratégias mais eficazes, para evitar futuras supressas. Convém estar sempre um passo a sempre do seu concorrente directo, usar a internet para tentar acrescentar valor a si e a sua empresa, Dessa forma é possível antecipar possíveis “quedas”.
Inovação e Criatividade – O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo. Aprender a lidar com as tecnologias, e estar a par dos desenvolvimentos tecnológicos, pois hoje em dia, os smartphones, tablets, e websites estão em todos os sectores, portanto saber aplicar essas inovações ao seu quotidiano e ao da empresa, é extremamente importante e pode trazer resultados bastantes positivos e satisfatórios à sua empresa.
“Não percebo porque é que as pessoas têm medo das ideias novas. Eu tenho medo é das antigas.”
Relaxe – O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipa, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, esteja à frente, crie métodos de trabalho, e que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento. Adquira um quadro, e exponha os projectos/trabalhos da sua equipa, assim todos os seus funcionários têm acesso ao que se passa na empresa criando um bem-estar entre todos.
Errou? Mas tentou – É normal errar, é normal voltar a tentar e errar outra vez, em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a sua persistência. Toda a entrada tem uma saída, e é nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação para conquistar seus objetivos.
“A questão não é quem me vai deixar, é quem me vai impedir.”
Aprendizagem Contínua – O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, busca a aprendizagem, acima de tudo deve ensinar-se a si próprio, procurar sempre aprender mesmo o que não lhe compete, pois como diz o ditado o conhecimento nunca ocupa espaço. Portanto se não possuir algumas destas competências, é normal, ninguém nasceu ensinado, é preciso força de vontade e procurar desenvolver o máximo de competências, melhora-las mesmo que seja por tentativa erro.
“O carácter é a soma de milhares de pequenos esforços para viver de acordo com o que de melhor há em nós.”