Saber usar o Twitter pode garantir-lhe um emprego

O Twitter está amplamente difundido no dia-a-dia dos cibernautas. Fácil de usar e intuitivo, pode servir de arma para as batalhas quotidianas na sua busca por um emprego. Não é novidade que todos os dias milhares de perfis são analisados por recrutadores das empresas na web. Mas como impressionar quem avalia e quem contrata através de uma simples página pessoal?

Não raras vezes os utilizadores do Twitter acreditam que criar uma conta aqui é o suficiente para que comecem a cair oportunidades de trabalho na sua caixa de mensagens.

É importante ter-se a noção de que esse é apenas o primeiro passo para uma procura ativa de emprego. Tão importante como esse primeiro passo é saber gerir a sua conta, por forma a garantir uma imagem profissional, ética e apelativa.

Confira a seguir se está a tomar todos os passos para fazer de si o candidato ideal:

  1. Nome de utilizador: brincadeiras e apelidos podem ser altamente dissuasores de um primeiro contacto. Se o seu nome de usurário não inspirar profissionalismo, não espere contactos sérios.
  2. Fotografia: está a mostrar ao mundo como se quer apresentar. Fotografias em poses embaraçosas, momentos que revelem alguns excessos ou auto-registos são desaconselhados. Escolha uma fotografia tirada por outra pessoa, que o apresente como alguém relaxado (mas não ocioso), aprumado e sempre que possível que esteja orientada para o ramo no qual pretende trabalhar.
  3. Privacidade da conta: nas redes sociais, se pretende ser encontrado, tem de se deixar encontrar. Nem sempre o recrutador vai esperar que você aprove o seu pedido para o seguir, provavelmente avança para outro candidato cujo contacto imediato esteja disponível. Além disso, pode transmitir a ideia de que não está confortável em mostrar publicamente os seus tweets.
  4. Publicações: a sua opinião pessoal é importante, mas atente que se esta comprometer a sua reputação isso será tido em conta na impressão que deixa aos outros utilizadores. Seja seletivo no que publica e não esqueça de dar uma especial atenção a tweets que deixarão uma boa impressão de si e do seu carácter. Ainda, são muito aconselhadas publicações direcionadas ao ramo de indústria ou serviços no qual pretende trabalhar.
  5. Nova conta pessoal: se pretender utilizar o twitter puramente como a rede social que é, crie uma conta alternativa. Aí pode expressar livremente os seus pensamentos e escolher com quem partilha essas opiniões.

A regra de ouro é colocar-se na posição de quem contrata ou avalia potenciais colaboradores. E só depende de si a imagem que passa aos outros. Bons tweets!