Medicina: Guia para trabalhar na Alemanha

És médico/a ou estás a tirar medicina? Pensas em trabalhar lá fora, talvez na Alemanha? Então este artigo vai interessar-te. Hoje trazemos um guia para trabalhar como médico neste país.

Parte #1

O alemão é muito difícil. Mesmo se tiveres a capacidade de dominar o Inglês ou o Francês, a língua alemã ainda é complicada e uma das razões é a grande diferença entre o uso diário da mesma, tanto escrita como falada.

Para trabalhares como médico deves adquirir um bom nível – B2. Isto para o princípio, porque para ser competente e hábil em termos de comunicação e entendimento vais precisar mais do que isso. Portanto, antes de tudo deves aprender o idioma de forma eficiente antes de pensar em trabalhar na Alemanha. Aconselhamos-te, além dos livros e cursos, que vejas séries de TV alemãs, para aprenderes muitas palavras em pouco tempo.

Parte #2

Depois de dominares a língua, deves aprender a linguagem técnica. Recomendamos, para tal, o livro “Medizinische Fachsprache – leicht gemacht”, bastante acessível e pode ser comprado em sites como a Amazon.

Assim que sentires que as tuas capacidades de comunicação são boas, e que consegues expressar-te claramente a usar os termos médicos alemães, então estás apto para a etapa seguinte, que é o sistema médico alemão – e sobre o qual deves começar a ler. Há uma série de artigos em Inglês na Wikipedia que dão bastantes luzes sobre questões como: seguros de saúde, tipos de hospitais, hierarquia médica e especializações.

Parte #3

Depois de teres o estatuto legal para permanecer na Alemanha – através do casamento, asilo, imigração ou de um programa de intercâmbio de estudo – deverás entrar em contacto com a agência de saúde do estado onde moras e saber quais as exigências para obteres a autorização de exercício de medicina.

Parte #4

Com os exames médicos e testes de admissão feitos, poderás começar a candidatar-te às vagas em medicina na Alemanha e deixares o teu CV – e até mesmo apresentares-te – nos hospitais.