Prepare-se para uma entrevista de emprego, ponto-a-ponto!

O processo de entrevista varia para cada trabalho. Após o processo inicial de candidatura, alguns recrutadores optam por pedir a realização de um teste, uma conversa por telefone, ou então a preparação de um case study, antes da entrevista oficial.
Todas essas etapas são importantes para impressionar potenciais empregadores e alcançar o seu emprego de sonho. Se foi convidado/a para ir à entrevista, significa que passou no primeiro teste – a sua candidatura deve ter feito uma boa impressão.

Agora, é hora de planear o que deve fazer na entrevista, para que seja bem sucedido/a, nesta fase.

Por onde começar?

Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo/a a superar as dificuldades que lhe possam surgir durante a entrevista. Algumas coisas que podem parecer óbvias, mas que muitas vezes esquecemos.
Primeiro, tente escrever uma lista de coisas a considerar. Por exemplo:

  • Pesquisa sobre empresa,
  • Saber tudo o que pressupõe a função à qual se candidata,
  • Encontrar o endereço da empresa,
  • Pensar em questões que o entrevistador pode colocar,
  • Preparar algumas possíveis perguntas que deve fazer, no final da entrevista.

Antes da entrevista

A preparação para uma entrevista é um processo absolutamente fundamental e muitas vezes fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma boa preparação não só lhe fornece uma visão sobre a empresa, como também pode dar-lhe alguma confiança – factor muito importante!

O que deve então fazer?

Pesquisa sobre a empresa:

A empresa espera que você tenha uma boa compreensão do que eles fazem, que clientes têm, e quais os seus principais concorrentes. Com isto em mente, tente ter uma conversa sobre a empresa e colocar todos os detalhes que aprendeu, em contexto.
Mostrar que fez alguma pesquisa independente sobre a empresa, mostra que quer realmente o posto de trabalho.

Pesquisa sobre a função:

Certifique-se que entendeu a descrição do trabalho e que se encaixa na estrutura global da empresa. Pergunte a si mesmo quais são as competências fundamentais para o trabalho e pense em exemplos que permitam demonstrar que possui essas habilidades.

Pesquisa sobre a entrevista:

Tente descobrir qual o formato que a entrevista vai ter. Muitas vezes, podem ser combinações de entrevistas e testes padrão, tais como questionários.
Informe-se sobre qual o papel da pessoa que o vai entrevistar, quais as suas funções na empresa. Pode saber isso através do LinkedIn ou site da empresa.

No dia anterior à entrevista:

Tenha tudo pronto no dia anterior à entrevista, para que no dia seguinte consiga, simplesmente, pegar nas suas coisas e ir embora. Isso inclui o que vai vestir, o CV, ou até um mapa do local.

Se não tem certeza de como chegar lá, tente fazer a viagem no dia anterior (se possível). Chegar atrasado/a porque se perdeu, não dá uma grande primeira impressão. Além disso, vai colocar mais nervosismo em cima dos seus ombros.

Se possível, leve carta de apresentação, exemplos de trabalhos que fez e de quaisquer certificados de níveis de mérito ou de qualificação.

No dia da entrevista:

Tome especial cuidado no que vai vestir – infelizmente, esta primeira impressão tem muito peso. Smart casual pode ser apropriado, ou seja, tente um meio termo.

Finalmente, certifique-se que é pontual – tente chegar pelo menos 15 minutos antes da hora em que a sua entrevista está agendada. Se, por qualquer motivo, se atrasar, informe o entrevistador o mais cedo possível.

Boa sorte!