5 coisas a fazer enquanto se encontra desempregado

Por vezes na procura de um novo emprego despende tempo desnecessário principalmente quando insiste em candidatar-se a todas as oportunidades de emprego que lhe aparece, muitas das vezes, oportunidades as quais não está qualificados. Pode aproveitar algum desse tempo para tornar os seus ‘soft-skills’ melhor direccionados para a área em que mais se sente à-vontade.

A baixo estão algumas maneiras de aproveitar o seu tempo numa situação de desemprego:

1.Voluntariado

Fazer um voluntariado, quando feito estrategicamente, pode aumentar as possibilidades de uma empresa o contratar. Tente encontrar programas de ajuda na sua área, mesmo que sejam por algumas horas semanais. Tem a capacidade de dar formação? Alguns programas de ajuda aos alunos após a escola podem ajuda-lo a manter o contacto com a sua área. Tem conhecimentos a nível de informática? Ofereça os seus serviços sem que sejam cobrados. Voluntariado permite-lhe manter as suas capacidades activas e melhorar o seu currículo.

2. Não pare de aumentar os seus conhecimentos

Procure melhorar os seus conhecimentos na sua área. Actualmente existem imensos suportes online, tais como, tutoriais, livros electrónicos, vídeos de ‘como se faz’. No processo de selecção para um posto de trabalho, devido a usual extrema concorrência, são as suas capacidades extra que farão a diferença.

3. Network

Network é a designação usada para toda a rede social que liga a si e a todos os agentes que nela participam, sejam eles seus amigos, conhecidos, e neste caso, os mais importantes deles todos, possíveis empregadores. Quanto maior a sua rede de contactos, maior a probabilidade de novas oportunidades, assim como, expandir contactos nas diferentes áreas e industrias, pode ser uma estratégia muito útil quando esta a procura de emprego.

Existem duas partes fundamentais no networking: reconectar-se com antigos contactos e formar novos. Dependendo do seu percurso profissional e académico, deve reconectar-se com antigos professores, antigos supervisores, ou mesmo entrar em contacto com os seus antigos colegas de trabalho ou patrões. Tente contacta-los pelas mais diversas vias, e-mail, telefone (as redes sociais tais como Facebook e LinkedIn são ideias neste processo). Convide-os para um café. Recrie ligações e certifique-se de que expõe claramente a sua situação, que esta a procura de trabalho, em determinada área.

Um dos aspectos mais importantes, e por vezes mais difíceis, do networking é manter a ligação. Após feita a reconexão certifique-se que não a deixa voltar desaparecer pois as oportunidades por vezes levam tempo a aparecer.

Neste processo é fundamental também criar novos contactos. Participe em fóruns, esteja ligado a grupos com interesses em comum aos seus. Lembre-se que quanto maior for a sua rede de contactos maior a sua probabilidade de encontrar um novo emprego e durante o processo pode divertir-se ao conhecer novas pessoas.

4. Freelancer

Por vezes existe algum oposição em fazer algo que não seja um emprego a tempo inteiro. Ser um profissional autónomo, que fornece os seus serviços a algumas empresas, pode ser uma excelente maneira de aumentar os seus conhecimentos, melhorar o seu currículo, a sua rede de contactos, a sua fonte de rendimentos e a sua confiança. Ser original e criar o seu próprio projecto pode não ser tão difícil como pensa.

5.Criar uma presença online

Deixe que seja possível encontra-lo online. Crie um blog sobre si, aperfeiçoe os seus perfis online, crie um portfolio online. Procure empresas nas quais gostaria de trabalhar, subscreva aos seus blogs e siga-as nas diferentes redes sociais. Por vezes seguir as pessoas que ocupam altos cargos nessas empresas, podem-lhe dar uma ideia da maneira como pensão, da maneira como falam o que poderá ser-lhe muito útil num contacto futuro.

Muitas vezes estar desempregado não depende de si, mas tem a escolha de não se acomodar e meter as mãos a obra para mudar essa situação! De que esta a espera?