Não fala Inglês? E então? Vamos lá viajar!

Desde quando é que não falar uma língua se tornou um obstáculo  para não dar a volta ao Mundo?

Não deve haver barreiras para se fazer aquilo que realmente se gosta e se viajar é uma delas comece já a fazer a mala e deite para trás das costas esse  medo de não ser compreendido no país que quer visitar. O Emprego Pelo Mundo incentiva-o a conhecer novos horizontes todos os dias e para deixá-lo mais confortável deixa-lhe uma lista de pensamentos que deve ter em conta no momento em que comece a planear a sua aventura.

“QUEM TEM BOCA VAI A ROMA”

Não é por acaso que este é um ditado bastante utilizado. E porquê? Porque não é preciso saber uma língua para se fazer entender. É bem verdade que pode facilitar bastante o processo, no entanto, há gestos e expressões que são universais. Se não sabe dizer “Boa tarde onde posso encontrar este jardim?”, consegue fazê-lo ao parar ao pé de uma pessoa, sorrir e depois basta apontar para esse local no mapa que leva consigo. Quantas vezes já o abordaram pelo mesmo motivo na rua?

“QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO”

Ora se não é nativo inglês não tem por obrigação falar a língua. Portanto não se preocupe com isso porque afinal há ingleses que também não falam Português.  Para se sentir mais confortável opte por levar um dicionário de bolso para as palavras que sejam mesmo necessárias. Hoje em dia também há tecnologia que o ajuda a quebrar a barreira linguística em segundos, basta para isso utilizar um tradutor no seu smartphone nos momentos mais aflitivos.

“A NECESSIDADE AGUÇA O ENGENHO”

Quando der por si sozinho num local desconhecido a necessidade de se fazer compreender vai falar mais alto. O seu instinto vai encontrar  formas de conseguir encontrar o caminho correto.

Como vê há várias formas de contornar a barreira do inglês, no entanto, se ainda não está completamente convencido deixamos-lhe mais umas dicas para ficar rendido ao encanto de viajar sem problemas:

  • Comece a planear a sua viagem com algum tempo de antecedência para poder começar a aprender as palavras básicas como: Bom dia; Obrigado; Sim; Não; Onde fica…?. São apenas alguns exemplos de palavras que vão deixar o nativo mais receptivo a explicar-lhe o que quer que seja porque percebe que se esforçou para falar na língua dele.
  • Caso não saiba nenhuma palavra pode sempre fazer um desenho para se fazer entender, para isso basta ser criativo na forma como se expressar.
  • Se tiver um guia da cidade isso já é um bom ponto de partida. Por mais que não saiba pronunciar as palavras pelo menos os nomes das ruas e locais estão quase sempre escritos na língua original e pode mostrá-los à pessoa a que estiver a pedir ajuda.
  • Se não se conseguir fazer entender não fique stressado e tente procurar alguém que o perceba e que esteja disposto a ajudar. Há pessoas bastante receptivas em ajudar os turistas e a mostrar-lhes o que o país tem de melhor. Por isso não mostre medo ou stress e ponha o seu melhor sorriso para que também seja bem recebido.

Podíamos continuar a dar dicas mas neste momento é bem certo que já tenha deixado de ler este post e começado à procura daquela viagem que sempre desejou fazer mas que nunca teve coragem. Já sabe há um mundo lá fora por explorar, seja criativo e dê asas à imaginação.

Thank you!