Usa facebook? Proteja o seu emprego.

Já é conhecido o primeiro caso de despedimento por causa do Facebook em Portugal.

Na sequência da publicação de uma fotografia na rede social Facebook, dois professores de um colégio privado de Paredes foram despedidos com justa causa. Em Portugal, este é o primeiro caso a chegar a tribunal e a audiência das partes está marcada para junho. Perante o juiz, estarão em discussão muito mais do que direitos laborais.

Num mundo cada vez mais virtual, os limites da vida pessoal e profissional são cada vez mais intangíveis. Levantam-se diariamente questões éticas e morais na conduta dos trabalhadores que recorrem a estas redes no seu dia-a-dia e, especialmente, aqueles que o fazem durante o trabalho. Que ética deve seguir um funcionário, mesmo fora do horário de trabalho? E como se defende um dos valores fundamentais de uma sociedade democrática, o direito à liberdade de expressão?

Nada do Facebook é realmente privado, incluindo sua informação pessoal. Por isso é fundamental minimizar os riscos da exposição a que está automaticamente sujeito no minuto em que cria o seu perfil. Além deste fator, há um outro: somos nós que escolhemos o que partilhamos no Facebook. Respire fundo antes de escrever o que quer que seja, e não diga nada on-line que você não diria pessoalmente. Lembre-se, também, de que o tom pode ser difícil de conduzir em mensagens curtas. Na dúvida, guarde para si.

Algumas medidas que pode tomar para se proteger no trabalho são:

Não aceite o pedido de amizade. Por quê tornar as coisas mais complicadas do que elas precisam ser? Evite fazer amizade com colegas de trabalho, ponto final. Se está preocupado com a possibilidade de ofender alguém, explique que sua recusa não é pessoal, mas uma questão de política profissional. Afinal de contas, respeitar limites anda de mãos dadas com respeitar colegas de trabalho.

Crie listas personalizadas para os seus amigos. No caso de ter ignorado o passo anterior, um dos truques para evitar problemas com colegas de trabalho (ou com os chefes) é organizá-los em listas, colocando-os como conhecidos e não como amigos, ou na lista trabalho. Tenha em conta que sempre que quiser atualizar um post ou comentário deve recordar-se de o tornar vedado a essa lista. Também pode vedar essas informações a pessoas particulares. Assim, se lhe sair um desabafo menos agradável sobre o chefe, ele não o lê.

Cumpra as regras da empresa. Geralmente as empresas hoje já restringem o acesso à chats, redes sociais e emails não corporativos, utilizando para isso softwares bloqueadores, portanto, qualquer desobediência a essas ordens do empregador representa uma falta grave e pode ser considerado um ato de insubordinação, dando direito a despedimento por justa causa.

Escolha bem as suas fotografias. Lembre-se: as fotos de perfil são sempre visíveis para os mecanismos de busca, por isso, pense duas vezes antes de colocar alguma foto comprometedora, anedótica ou potencialmente desagradável. Tome cuidado extra com o quanto de pele deixa à mostra e, como sempre, tenha consciência da imagem que  passa de si mesmo. Além disso, agora o Facebook coloca a foto de perfil pública por defeito. No fim de fazer o upload de uma nova fotografia recorde-se sempre de a tornar visível apenas para amigos (ou personalize de acordo com os seus interesses).

Reveja as suas definições periodicamente. Sempre que fizer atualizações no Facebook reveja as suas definições de privacidade pois, não raras vezes, essas definições alteram-se.