Portugueses representam 60% de novos quadros em Hospital inglês

Num total de 70 vagas recentemente publicadas, 42 foram ocupadas por enfermeiros portugueses no hospital Queen Elizabeth Hospital in King’s Lynn na região de Norfolk, Reino Unido. Estes novos quadros vão, assim, juntar-se aos 30 profissionais de nacionalidade lusa que já trabalham naquele hospital desde 2011. 

A Diretora dos Serviços de Enfermagem daquele hospital Valerie Newton assume que há na região uma necessidade crescente dos cuidados de enfermagem em doentes dependentes, por força de um aumento da sua esperança média de vida.

“Os doentes estão cada vez mais velhos e com necessidades cada vez mais complexas.”, diz Newton.

A preferência pelos enfermeiros portugueses deve-se à qualidade da sua formação e às competências que detêm. Newton elogia a estrutura do ensino de enfermagem em Portugal em cursos de 4 anos cuja

“ aprendizagem é muito virada para a prática, pelo que chegam a Inglaterra com competências práticas e clínicas excelentes”.

O recurso a enfermeiros portugueses tem vindo a crescer exponencialmente em terras de sua majestade. Desde 2007, o índice multiplicou-se por 39. Atualmente, Portugal ocupa o segundo lugar nas inscrições na ordem profissional dos enfermeiros em Inglaterra.