Médicos: ir para o Brasil é agora mais simples

Está facilitado o envio de médicos portugueses para trabalho temporário em áreas geográficas com deficit de profissionais da saúde no Brasil.

A proposta será apresentada hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro aos governantes portugueses, durante o encontro anual da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Genebra.

O modelo de contratação de estrangeiros facilita a partir de agora o envio de médicos e outros profissionais da saúde para zonas determinadas pelo governo na periferia e no interior do país onde hajam assinaláveis carências de profissionais de saúde. Estes contratos não serão extendidos por mais de e três anos.

O Brasil precisa de mais médicos, mais próximos da população e com mais qualidade“, diz o ministro brasileiro Alexandre Padilha.

A medida contempla, por um lado, a situação de médicos qualificados sem perspectiva de emprego  em Portugal, e por outro, a necessidade de mais médicos para servir a população brasileira. O Governo brasileiro promete fazer deste um processo “muito menos burocrático”.